Quantcast
Channel: Palavra Escrita » personagens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

'Píppi Meialonga' na Confraria Reinações

$
0
0

Reproduções

O encontro mensal da Confraria Reinações Caxias, hoje à noite, tem tudo para ser muito divertido. É que o livro em pauta será Píppi Meialonga, da sueca Astrid Lindgren. Para quem ainda não conhece esse livro, publicado pela primeira vez em 1945 e reeditado até hoje, fica a dica de leitura: a personagem que dá título ao livro é, simplesmente, impagável.


Píppi — que já chegou a ser comparada à boneca Emília, criada por Monteiro Lobato para as histórias do Sítio do Picapau Amarelo — é uma menina de nove anos, rosto sardento, tranças espetadas e muito espevitada. Ela mora sozinha, sem pai nem mãe, mas nem por isso deixa de levar uma vida agitada e alegre. Para começar, ela é muito forte. Forte mesmo, capaz de dar uma surra em cinco garotos brigões e enfrentar um touro à unha. E essas são só algumas das aventuras que ela vive…

Aliás, ela não vive totalmente só: tem a companhia de um macaquinho e de um cavalo. Ela mesma faz suas roupas, que são bem esquisitas, e sua comida, composta basicamente de biscoitos, panquecas e sanduíches. Nada convencional, apronta na escola, no circo, na casa dos vizinhos, em viagens… Também engana os policiais que querem levá-la para um orfanato e põe ladrões para correr, entre outras estripulias.

Píppi Meialonga foi escrito por Astrid Lindgren como um presente de aniversário para sua filha, quando ela completou 10 anos, e venceu o Prêmio Hans Christian Andersen de 1958. A história encantou tanto que teve continuações. Em Píppi a Bordo, a garota recebe a visita de seu pai, um ex-pirata, que quer levá-la para uma ilha distante onde ele se tornou o rei dos canibais. Já em Píppi nos Mares do Sul, ela parte num barco a vela em direção a essa ilha, vivendo novas e divertidas aventuras.

Mesmo escritos há mais de 60 anos, os livros seguem encantando, e com certeza valem a leitura — seja por crianças, seja por aqueles mais crescidinhos que também gostam de histórias curiosas e divertidas. As capinhas que ilustram este post são de edições recentes da Companhia das Letrinhas; os livros têm entre 144 e 160 páginas e preço de R$ 34 cada.

Ah: o encontro da Confraria Reinações começa às 19h30min e vai até as 21h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Os 18 do Forte, 1.690, no centro de Caxias do Sul). A entrada é franca, e mesmo quem não leu os livros pode participar. A coordenação será de Teresinha Tregansin.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4